quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Candomblé de caboclo

video

Caboclos do meu Brasil

Candomblé de Caboclo é todo candomblé que além do culto aos Orixás, Voduns ou Nkisis, cultua também espíritos ameríndios chamados de entidades, catiços ou caboclos boiadeiros, gentileiros. Inicialmente na Bahia os Candomblés não tradicionais, eram na maioria caboclos, que é um misto de Keto, Jeje e Angola.
O caboclo exerce um papel fundamental no relacionamento da comunidade afro brasileira, pois fala o idioma português, "mesmo com erros grotescos", papel que os orixás só fazem no idioma africano, chamado Yoruba, assim conquistando a popularidade dos crentes, que não entendem ou fala a língua dos Orixás. São encarregados de trazer mensagens dos seus ancestrais, principalmente de entes queridos desencarnados há pouco tempo, aconselha os desesperados, indicando sempre um novo caminho, indica banhos de folhas sagrada e/ou pequenas oferendas para resoluções dos seus problemas. Nos candomblés de caboclo também se realizam os sacudimentos com folhas sagradas e passes espirituais que tem a função de limpar o individuo de radiações negativas. As cantigas podem ser cantadas acompanhadas pelas palmas ou pelos atabaques.
As oferendas de caboclo são fartas e variadas, constituída de uma grande variedade de frutas, legumes, raízes e até mesmo doces. Um elemento indispensável é a abóbora girimum, que são recheadas com fumo de rolo, milho branco e mel de abelha, oferenda de galos, peru, pavão ou qualquer tipo de passaro.  A jurema é a bebida sagrada, considerada o néctar dos deuses e disputada não só pelas entidades, mas por todos os presentes.
Os caboclos não trabalham somente nos terreiros como alguns pensam.Eles prestam serviços também ao Kardecismo, nas chamadas sessões de "mesa branca". No panorama espiritual rente à Terra predominam espíritos ociosos, atrasados, desordeiros, semelhantes aos nossos marginais encarnados. Estes ainda respeitam a força. Os índios, que são fortíssimos, mas de almas simples, generosas e serviçais, são utilizados pelos espíritos de luz para resguardarem a sua tarefa da agressão e da bagunça. São também utilizados pelos guias, nos casos de desobsessão pois, pegam o obsessor contumaz, impertinente e teimoso, "amarrando-o" em sua tremenda força magnética e levando-o para outra região.

Alguns exemplos de Caboclos e Caboclas:
  • Caboclo Sultão das Matas, Caboclo Eirú ou Erú, Caboclo Gentileiro, Caboclo Laje Grande, Caboclo Pedra Preta do saudoso Joãozinho da Goméia, Caboclo Boiadeiro que são espirítos de vaqueiros do interior do Brasil, Caboclo Oxossi, Caboclo Jaguatiraba, Caboclo Sete Serra, Caboclo Araribóia, Cabocla Jurema, Cabloca Iara e Cabloca Jussara.
Existem uma infinidade de Caboclos e Caboclas no Candomblé de Caboclo.

A saudação aos Caboclos é:  Xetrú Marrombá xetrú, Xetruá.
Cantiga que afirma as suas origens
Sou brasileiro, sou brasileiro
Sou brasileiro, sou brasileiro
Sou brasileiro imperador
Eu nasci foi no Brasil
Ô brasileiro, o quer que sou?
Meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira
Meu pai é brasileiro, minha mãe é brasileira 
Brasileiro o quer que eu sou?
Eu sou um brasileiro, brasileiro imperador
Eu sou um brasileiro, eu nasci foi no Brasil
Eu sou um brasileiro, brasileiro imperador




Oferendas


5 comentários:

  1. Boa noite gostaria de saber mais sobre a cabocla poti

    ResponderExcluir
  2. acho muito legal o possibilidade de sabe um pouco mais das origens dos nossos queridoa caboclos do brasil sou espirita na linha de umbanda vou começar o meu desenvolvimento é e muito bom se informa para nao acontecer o pior na minha familia tem a cabolca jurema das matas virgem a cabocla jureminha o caboclo 7 flechas o caboclo boiadeiro
    continue assim seu blog vai longe

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber sobre a Cabloca Jureminha.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante este post , e útil ,parabéns por seu trabalho e por compartilhar conosco seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei q vi gostaria de saber a história de tupinay

    ResponderExcluir

É muito importante que voce faça seu comentarios.